XF105 da Transportes Begnini roda há cinco anos por todo o país nas mais variadas condições de pista.
A
fábrica da DAF Caminhões em Ponta Grossa (PR) iniciou suas operações no
Brasil em 2013. Um dos primeiros modelos a deixar a linha de produção
foi um XF105 com cabine Space e motor de 410 cv, adquirido, em 2014,
pela Transportes Begnini. Nestes cinco anos de estrada, o veículo rodou 1
milhão de quilômetros pelas estradas brasileiras sob a missão de
transportar os mais variados tipos de insumos. A qualidade do produto
evitou visitas às oficinas e, consequentemente, ampliou os lucros da
empresa.
“Neste período, o veículo não nos deixou na mão sequer uma única vez.
Fizemos, evidentemente, apenas as manutenções preventivas no prazo
estabelecido pela DAF, e trocamos uma peça que apresentou desgaste pelo
tempo de uso. Usamos peças originais durante a garantia e, depois,
passamos a usar TRP. O melhor de tudo isso é que a média de consumo não
mudou. Continua sendo um caminhão eficiente da nossa frota, com muita
vida pela frente. É um produto muito bom”, comemora Daniel Begnini,
diretor da Transportes Begnini.
O modelo
Robusto
e com excelente custo-benefício, o XF105 em sua versão rodoviária, é
indicado para transporte pesado e longas distâncias. Disponível com as
potências de 410 cv, 460 cv e 510 cv, o extrapesado é comercializado nas
versões 4x2 e 6x2, com CMT de 60t, bem como na versão 6x4 com CMT de 80
toneladas. A motorização é a PACCAR MX de 12,9 litros, com transmissão
ZF ASTronic automatizada de 12 marchas.
Para o motorista Gilberto de Lima, que dirige o modelo há três anos, as
três principais qualidades do caminhão são o conforto, o freio motor e a
robustez. “É um produto forte, um companheiro que não me deixa na mão.
Sem contar o colchão, excelente para descanso. E mesmo com esta
quilometragem, parece novo, com a pintura e as peças em ótimo estado.
Não o troco pelos modelos anteriores que dirigi”, afirma.
Engenharia
“O
marco obtido pelo XF105 não é nenhuma surpresa para engenharia da DAF,
pois nossos caminhões foram projetados para serem duráveis e eficientes
nas mais diversas condições de trabalho. Temos um produto excelente,
pronto para rodar muito mais do que do 1 milhão de quilômetros”, afirma
André Melo, Gerente de Testes da DAF Caminhões Brasil.
Quando a DAF Caminhões se instalou no Brasil, em 2011, dois XF105
dotados de inúmeros sensores foram trazidos ao país para enfrentar todos
os tipos de estrada, terreno e condições. O objetivo era entender a
fundo o que o transportador brasileiro precisava em um caminhão. O
resultado é o XF105 comercializado hoje no país.